Peticionários "Pela Salvaguarda das SETE FONTES"

Este blogue foi criado após o debate "E Depois da Petição?", realizado a 4 de Dezembro de 2010, no Instituto da Juventude, em Braga.
O Movimento de Cidadãos que promoveu a Petição apresentada na Assembleia da República em Maio de 2010, de que resultou uma Recomendação ao Governo tendo em vista a classificação das Sete Fontes bem como a definição da respectiva ZEP em Diário da República, organizou este espaço de divulgação tendo como meta a Salvaguarda do Complexo das SETE FONTES.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

CLASSIFICAÇÃO PROPOSTA DESDE 1995!

A ASPA (Associação Para a Defesa Estudo e Divulgação do Património Cultural e Natural) já em 1995 tinha organizado o processo que conduziu ao pedido de classificação do Complexo das Sete Fontes como Monumento Nacional e nos anos seguintes foi reforçando a necessidade urgente da Classificação do Complexo, na sua coluna semanal no Diário do Minho. Aqui ficam alguns "Entre Aspas" sobre o tema- 2000, 2001, 2003, 2004.
Os anos passaram e outras organizações se lhe juntaram somando iniciativas em prol da defesa deste monumento que inclui as capelas oitocentistas e construções em granito talhado escondidas no subsolo por onde corre água cristalina - as mães-de-água, as minas, as galerias e as condutas.

Muitos estranharão, com certeza, que tenha sido votado ao abandono nos últimos anos e que agora seja colocado em risco devido às expectativas "criadas" por quem comprou estranhamente os terrenos, bem como devido às obras em curso e às que a Câmara Municipal de Braga prevê para o local e imediações.

Sem comentários:

Enviar um comentário