Peticionários "Pela Salvaguarda das SETE FONTES"

Este blogue foi criado após o debate "E Depois da Petição?", realizado a 4 de Dezembro de 2010, no Instituto da Juventude, em Braga.
O Movimento de Cidadãos que promoveu a Petição apresentada na Assembleia da República em Maio de 2010, de que resultou uma Recomendação ao Governo tendo em vista a classificação das Sete Fontes bem como a definição da respectiva ZEP em Diário da República, organizou este espaço de divulgação tendo como meta a Salvaguarda do Complexo das SETE FONTES.

sábado, 21 de maio de 2011

NOITE DOS MORCEGOS ... a descoberta da vida selvagem no Complexo

A Noite de Morcegos no Complexo Sete Fontes realizou-se pela primeira vez no dia 21 de Maio, uma noite que levou a redescobrir e a sentir as Sete Fontes de uma forma diferente e a conhecer um grupo de animais que ainda se encontra envolto de muitas superstições e mitos. Este tipo de acção pretende consciencializar o público para a importância dos morcegos e a necessidade da sua conservação, relembrando que durante 2011 e 2012 se celebra o Ano do Morcego. 
A noite de morcegos iniciou-se com uma pequena introdução teórica e por fim os biólogos, com recurso a detectores de ultra-sons, tornaram possível perceber a presença destes pequenos mamíferos que saem dos seus abrigos durante a noite para se alimentarem. 
Os morcegos existentes na nossa fauna são essencialmente insectívoros, e é através do seu “sistema de ecolocação” – emitindo ultra-sons e ouvindo o seu eco – que têm a percepção da forma e localização do obstáculo que possuem à sua frente, capturando-o no caso de ser um insecto ou desviando-se no caso se tratar de uma árvore, edifícios, pessoas ... 
Cada espécie, ou grupos de espécies, de morcegos possui um padrão de ultra-sons específico, possibilitando a sua identificação com a ajuda dos detectores de ultra-sons utilizados.
Foi possível ouvir alguns morcegos, a maioria pertencentes ao género Pipistrellus, e perceber algumas das actividades que realizavam, uma vez que se ouviam pulsos de “navegação”  e de “captura de alimento”, com a ajuda dos detectores.
Em todo o mundo, os morcegos insectívoros revelam-se um elemento muito importante para o Homem e para os ecossistemas, podendo ser considerados como “biopesticidas” (Bat Conservation Trust), porque actuam no controlo de pragas agrícolas/florestais ou vectores de doenças humanas, consumindo todas as noites algumas toneladas dos mais variados artrópodes, tais como: mosquitos, escaravelhos, borboletas nocturnas, aranhas ...
Algumas espécies pertencentes ao género Pipistrellus:

A visita nocturna ao Complexo das Sete Fontes, além do reconhecido valor patrimonial, revelou que ainda há muito por desvendar ...

Deixe seu testemunho da visita nocturna às Sete Fontes.

Sem comentários:

Enviar um comentário