Peticionários "Pela Salvaguarda das SETE FONTES"

Este blogue foi criado após o debate "E Depois da Petição?", realizado a 4 de Dezembro de 2010, no Instituto da Juventude, em Braga.
O Movimento de Cidadãos que promoveu a Petição apresentada na Assembleia da República em Maio de 2010, de que resultou uma Recomendação ao Governo tendo em vista a classificação das Sete Fontes bem como a definição da respectiva ZEP em Diário da República, organizou este espaço de divulgação tendo como meta a Salvaguarda do Complexo das SETE FONTES.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

CAMINHADA "PATRIMÓNIO LOCAL.. Proteger e Gerir a Mudança"




A 22 de Abril um grupo de cerca de 100 pessoas caminhou desde a Fonte do Ídolo até ao Complexo das Sete Fontes,  fazendo um percurso urbano que no início quase coincide com o traçado da Via XVII e a partir do Monte dos Arcos com o da VIA NOVA (pelo Areal). Foi mais uma acção conjunta dos Peticionários e da Junta de Freguesia de S. Victor, com a colaboração da ASPA e da Jovemcoop, em prol da defesa do património das Sete Fontes.

Os participantes foram desafiados a pensar Braga como cidade de relevo do Noroeste Peninsular, pelo seu passado histórico e pela riqueza que manteve até aos nossos dias - relembrando Ruas, Praças e monumentos bem como achados arqueológicos postos a descoberto no decorrer das muitas obras realizadas. Para muitos foi fácil relembrar memórias passadas e outras mais recentes dessa Braga grandiosa que os mais novos já só terão a oportunidade de conhecer através de descrições, desenhos, fotografias ou postais.
No Complexo das Sete Fontes foi dado especial realce aos valores que justificavam a salvaguarda e valorização atempada do MN, quer por parte da autarquia quer dos últimos Governos:
  • a ÁGUA;
  • o BARROCO - destaque para as capelas que caracterizam o monumento;
  • a envolvente - BIODIVERSIDADE e PAISAGEM.
Um Parque Patrimonial que conciliasse estes valores seria com certeza a opção que melhor serviria o património bracarense e nacional bem como os bracarenses.
Começámos e terminámos a caminhada em monumentos que evocam a ÁGUA - a Fonte do Ídolo e o Complexo das Sete Fontes. Percorremos o Complexo das Sete Fontes descobrindo cada vez mais degradação do solo,  visitámos uma mãe-d`água e seguimos rumo ao centro da cidade por ruas que, em parte, coincidem com a VIA NOVA (Via XVIII).
Neste  grupo eram muitas as pessoas que pela 1ª vez visitaram o Complexo das Sete Fontes e que curiosas não perderam a oportunidade de conhecer o Monumento Nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário