Peticionários "Pela Salvaguarda das SETE FONTES"

Este blogue foi criado após o debate "E Depois da Petição?", realizado a 4 de Dezembro de 2010, no Instituto da Juventude, em Braga.
O Movimento de Cidadãos que promoveu a Petição apresentada na Assembleia da República em Maio de 2010, de que resultou uma Recomendação ao Governo tendo em vista a classificação das Sete Fontes bem como a definição da respectiva ZEP em Diário da República, organizou este espaço de divulgação tendo como meta a Salvaguarda do Complexo das SETE FONTES.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O AQUEDUTO DAS SETE FONTES NO CENTRO HISTÓRICO - resposta da CMB

Em outubro de 2012 solicitámos várias informações à CMB no que diz respeito ao Plano de Pormenor (e Salvaguarda) de Sete Fontes e também relativamente aos aquedutos das Sete Fontes deixados a descoberto no Centro Histórico no decorrer das obras "A Regenerar Braga".
Recentemente recebemos resposta, não fazendo referência ao Plano de Pormeno mas facultando dados sobre o aqueduto existente na cidade:
 


1.No decorrer das intervenções do projecto “A Regenerar Braga”, foram realizados levantamentos topográficos e georreferenciação dos locais intervencionados. Permitiram identificar troços de estruturas correspondentes ao antigo alinhamento do aqueduto das "7 Fontes".

Mapa superior – Largo Carlos Amarante
Mapa inferior – Rua de S. Vicente, Largo dos Penedos e Rua dos Chãos




   2. Mapa com a localização dos troços do aqueduto setecentista ainda existentes na cidade, conforme levantamento feito na década de 30 do século XX, pela Câmara Municipal de Braga, aquando da reformulação e melhoramento do sistema de abastecimento de água à cidade.


  Mapa da esquerda -Zona entre a Rua Conselheiro Bento Miguel e a Rua dos Chãos
             Mapa da direita – Zona entre a Rua dos Chãos e Carvalheiras







3.Relação dos penistas, consortes e indivíduos que em 1955, data do último levantamento feito, recebiam água das Sete Fontes, constituindo um instrumento seguro para a possibilidade de existência no edifício ou rua  correspondente de vestígios relacionados com o antigo sistema de abastecimento de água à cidade.

1 comentário:

  1. Pode-me enviar estas imagens com melhor qualidade?

    m.diasmeireles@gmail.com

    Obrigado

    ResponderEliminar