Após publicação do Decreto nº 16/2011 que classifica as Sete Fontes como Monumento Nacional, foi finalmente publicada a Portaria nº 576/2011, de 7 de Junho, que define a Zona Especial de Protecção (ZEP) das Sete Fontes e que "visa garantir a protecção do monumento nacional designado «Sistema de abastecimento de águas à cidade de Braga no século XVIII» (Sete Fontes de São Vítor) e do espaço envolvente, com destaque para a protecção do vale em que se localiza o sistema e as colinas com relação paisagística directa. A preservação das colinas, ainda pouco ocupadas por construções, é ainda indispensável para permitir a continuação de adução de água ao sistema, garantindo a permanência da sua funcionalidade e autenticidade. ... A delimitação da ZEP é a constante da planta anexa à Portaria."
Por que motivo esta Portaria não incluiu o alargamento da ZEP, conforme consta da 2ª Recomendação da Assembleia da República, uma vez foi considerado como absolutamente necessário à salvaguarda do Complexo das Sete Fontes?
Será que o IGESPAR já deu ou vai garantir o parecer favorável às intenções da Câmara Municipal de Braga para o Complexo?
Sem comentários:
Enviar um comentário