Peticionários "Pela Salvaguarda das SETE FONTES"

Este blogue foi criado após o debate "E Depois da Petição?", realizado a 4 de Dezembro de 2010, no Instituto da Juventude, em Braga.
O Movimento de Cidadãos que promoveu a Petição apresentada na Assembleia da República em Maio de 2010, de que resultou uma Recomendação ao Governo tendo em vista a classificação das Sete Fontes bem como a definição da respectiva ZEP em Diário da República, organizou este espaço de divulgação tendo como meta a Salvaguarda do Complexo das SETE FONTES.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

COMPLEXO DAS SETE FONTES - pedido de esclarecimento à DRCN


Recebemos recentemente esta foto alertando para o risco resultante do estado de abandono de um buraco escavado junto à Mina dos Órfãos, inicialmente protegido por rede, mas que entretanto foi deslocada na sequência do enchimento repetido por água das chuvas, a que se seguiu a derrocada do talude de suporte!     

Em abril, quando nos apercebemos que um buraco tinha sido escavado numa zona sensível do Complexo das Sete Fontes, procurámos saber o que se passava e obtivemos  a seguinte informação:
  • trata-se de um reservatório para recolha de água e enquadra-se nos estudos em curso da responsabilidade da Universidade do Minho (UM);
  • foi realizado em presença dos responsáveis pelos estudos hidro geológico e arqueológico (UM), bem como de técnico da Câmara Municipal de Braga.
Na sequência do alerta fizemos uma visita ao local e ficámos, mais uma vez, preocupados.
Um curto período de chuva foi o suficiente para encher um reservatório com cerca de dois metros de altura e cerca de 7 x 2m de base, arrastar o talude artificial com cerca de 1 m de altura e afundar a vala que segue para jusante no sentido das estruturas subterrâneas do Sistema Hidráulico Setencentista e, mais abaixo, das minas Gémeas!
No sentido de perceber qual a solução para as ocorrências verificadas, contactámos a DRCN. Aguardamos resposta.




Sem comentários:

Publicar um comentário