A ASPA (Associação Para a Defesa Estudo e Divulgação do Património Cultural e Natural) já em 1995 tinha organizado o processo que conduziu ao pedido de classificação do Complexo das Sete Fontes como Monumento Nacional e nos anos seguintes foi reforçando a necessidade urgente da Classificação do Complexo, na sua coluna semanal no Diário do Minho. Aqui ficam alguns "Entre Aspas" sobre o tema- 2000, 2001, 2003, 2004.
Os anos passaram e outras organizações se lhe juntaram somando iniciativas em prol da defesa deste monumento que inclui as capelas oitocentistas e construções em granito talhado escondidas no subsolo por onde corre água cristalina - as mães-de-água, as minas, as galerias e as condutas.
Muitos estranharão, com certeza, que tenha sido votado ao abandono nos últimos anos e que agora seja colocado em risco devido às expectativas "criadas" por quem comprou estranhamente os terrenos, bem como devido às obras em curso e às que a Câmara Municipal de Braga prevê para o local e imediações.
Sem comentários:
Enviar um comentário